O que é Enxaqueca?
A enxaqueca, também conhecida como migrânea, pode ocorrer em qualquer idade, mas é mais frequente em adolescentes e adultos jovens. Mulheres são mais afetadas que homens.
A dor de cabeça da enxaqueca geralmente começa com uma dor latejante em um dos lados, ficando mais forte aos poucos. A dor pode ser de intensidade moderada a forte, muitas vezes impedindo a pessoa de continuar com suas atividades, e é acompanhada de outros sintomas, como sensibilidade a luz e ao som, náuseas e vômitos
Normalmente a enxaqueca é sentida apenas em lado da cabeça, mas também pode ocorrer dos dois lados.
Cerca de 15% dos pacientes também apresentam um sintoma chamado de aura, que pode ocorrer antes ou durante a dor e provoca sintomas visuais. A aura da enxaqueca pode provocar sintomas como o embaçamento da visão ou a presença de pontos luminosos, em ziguezague ou manchas escuras.
Atenção: pessoas que sofrem de enxaqueca com aura, especialmente as fumantes que fazem uso de pílulas anticoncepcionais, têm risco aumentado de sofrer acidentes vasculares cerebrais.
Dra. Paula Ravenna
A Dra. Paula é neurologista e especialista em Dor de Cabeça, como Enxaqueca.
Se você tem dor de cabeça ou tem um diagnóstico de enxaqueca, agende uma consulta para avaliar qual o melhor tratamento para seu caso, de forma individualizada e humanizada.
Você não precisa sentir dor de cabeça.
O que causa enxaqueca?
A enxaqueca é uma doença multifatorial, mas suas causas ainda não foram completamente elucidadas. Sabe-se que alguns fatores podem atuar como gatilhos, provocando crises de dor, como:
- Jejum prolongado ou pular refeições;
- Estresse e nervosismo;
- Insônia ou hábitos ruins de sono;
- Certos alimentos como açúcar, chocolate, queijos, embutidos
- Café e bebidas alcoólicas em excesso;
- Fumo;
- Alterações hormonais (por exemplo no ciclo menstrual);
- Alguns perfumes ou cheiros.
Enxaqueca tem cura?
A enxaqueca é uma doença crônica, ou seja, não tem uma cura definitiva. Entretanto com o tratamento correto é possível ter mais qualidade de vida e aproveitar seus dias livres de dor.
Qual o tratamento de enxaqueca
O tratamento da enxaqueca depende do quanto a doença interfere na vida do paciente, da frequência e da intensidade das crises de dor.
É importante identificar os gatilhos para a crise e evitá-los (por exemplo jejum prolongado ou algum alimento específico). Alguns pacientes notam grandes melhoras com mudanças no estilo de vida e na alimentação.
Em muitos casos é recomendado o tratamento preventivo com medicamentos, que são tomados diariamente para evitar o surgimento de novas crises.
Quais os sintomas da enxaqueca?
O principal sintoma é a dor de cabeça, que vem em crises que podem durar de 4 horas até 3 dias. Muitas vezes a dor é tão intensa que obriga a pessoa a interromper suas atividades diárias.
Os sintomas típicos são:
- Dor latejante ou pulsátil, geralmente de um lado da cabeça, de intensidade moderada ou forte;
- Hipersensibilidade à luz (fotofobia)
- Hipersensibilidade ao som (sonofobia)
- Hipersensibilidade a cheiros (osmofobia)
- Náuseas
- Vômito
- Alterações visuais (enxaqueca com aura)
Enxaqueca com aura
Cerca de 15% dos pacientes também apresentam um sintoma chamado de aura, que pode ocorrer antes ou durante a dor e provoca sintomas visuais. A aura da enxaqueca pode provocar sintomas como o embaçamento da visão ou a presença de pontos luminosos, em zigue-zague ou manchas escuras.
Atenção: pessoas com enxaqueca com aura podem ter risco aumentado para acidentes vasculares cerebrais. Esse risco é ainda maior para pacientes tabagistas ou que fazem uso de anticoncepcionais hormonais.
Sintomas da enxaqueca com aura
Na enxaqueca com aura, além da dor e dos outros sintomas, o paciente pode apresentar alterações visuais, como pontos luminosos, pontos escuros ou embaçamento da visão.
Os sintomas de aura podem durar de alguns minutos até uma hora. Normalmente eles surgem antes de uma crise de dor, mas nem sempre as crises de enxaqueca são precedidas por aura.
Outros sintomas que podem aparecer, além dos visuais, são:
- formigamento e dormência nas extremidades;
- zumbido;
- transpiração;
- dificuldade para mexer os olhos;
- perda temporária da visão;
- visão borrada;
- dificuldade para falar;
- náusea forte;
- tontura;
- perda do equilíbrio;
- alucinações visuais ou sensitivas (como sentir que está caindo mesmo parado).
Como prevenir a enxaqueca?
- Não fique muito tempo sem comer. O jejum prolongado é um dos principais causadores de crises de enxaqueca;
- Pratique exercícios físicos regularmente;
- Mantenha uma boa rotina de sono, com horários fixos para deitar e acordar (Higiene do sono);
- Observe seus gatilhos mais comuns para a dor e tente evita-los, como cheiros fortes, certos alimentos ou bebidas.
acho que eu tenho enxaqueca, vou marcar uma consulta
Melhor Neurologista de Governador Valadares