Dra. Paula Ravenna- Neurologista

Pesquisar
Close this search box.

As mulheres com esclerose múltipla (EM) podem ter uma gravidez saudável e ter um bebê saudável. No entanto, a EM pode afetar a gravidez de várias maneiras e é importante trabalhar com um médico ou uma equipe de saúde para garantir que a gravidez seja segura e bem-sucedida.

Alguns estudos sugerem que a gravidez pode até mesmo ter um efeito positivo na doença da EM, diminuindo o número de recaídas e melhorando o estado geral da doença. No entanto, outros estudos sugerem que a gravidez pode ter um efeito negativo na doença da EM, aumentando o risco de recaídas e piorando o estado geral da doença. É importante lembrar que cada mulher é única e que a relação entre a gravidez e a EM pode variar amplamente.

Durante a gravidez, é importante que as mulheres com EM continuem a tomar seus medicamentos e tratamentos, de acordo com as instruções do médico, pois interromper o tratamento pode aumentar o risco de recaídas.

É importante destacar que alguns medicamentos usados no tratamento da EM podem ser seguros durante a gravidez, enquanto outros podem não ser. Por isso, é importante discutir com um médico qual é a melhor opção de tratamento durante a gravidez. Além disso, é importante ter cuidado com a saúde geral durante a gravidez, como fazer exercícios regulares, manter uma dieta saudável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enviar mensagem
1
Agendar Consulta
Olá, seja bem vindo à Clínica da Dra. Paula Ravenna - Neurologista.

Como podemos te ajudar?