Dra. Paula Ravenna- Neurologista

Pesquisar
Close this search box.

A hidrocefalia de pressão normal é uma condição em que há um aumento do volume do líquido cefalorraquidiano (LCR) no espaço subaracnóideo (uma camada de líquido que envolve o cérebro e a medula espinhal). Normalmente, o LCR circula através do espaço subaracnóideo e é drenado para o sangue através de pequenos vasos sanguíneos. No entanto, em casos de hidrocefalia de pressão normal, o LCR não é drenado adequadamente, acumulando nos ventrículos do cérebro. Apesar do acúmulo de líquido, a HPN não causa aumento da pressão intracraniana, diferente dos casos clássicos de hidrocefalia.

A hidrocefalia de pressão normal pode ser causada por uma variedade de fatores, incluindo obstrução do sistema de drenagem do LCR, malformações congênitas, doenças inflamatórias do sistema nervoso central, traumatismo craniano e outras condições. Os sintomas da hidrocefalia de pressão normal podem incluir dores de cabeça, náuseas, vômitos, fadiga, problemas de visão, dificuldade de concentração e alterações do comportamento. O tratamento da hidrocefalia de pressão normal geralmente envolve o uso de medicamentos para controlar a pressão do LCR e, em alguns casos, drenagem do excesso de líquido.

A Hidrocefalia de Pressão Normal — HPN é afeta principalmente a população idosa. O acúmulo crônico do liquor nas cavidades dos ventrículos encefálicos, causam uma dilatação e compressão dos tecidos nervosos ao redor. Com isso, a HPN causa uma síndrome neurológica conhecida por causar 3 principais sintomas:

– Ataxia da marcha (dificuldades de caminhar);

– Incontinência urinária;

– Perda progressiva da memória e habilidades cognitivas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enviar mensagem
1
Agendar Consulta
Olá, seja bem vindo à Clínica da Dra. Paula Ravenna - Neurologista.

Como podemos te ajudar?